11/12/2014

Bicho de Estimação - A Apaixonante Chinchila

As chinchilas, originam-se da América do Sul, e após anos de exploração de sua pele, é vista hoje, como um animal de estimação, também pudera, são bichinhos dóceis e muito tranquilos.

Caso queira ter essa simpatia como amiga, é bom saber que a chinchila não gosta de ficar sozinha, então é bacana você criar um par ou até um trio de chinchilas. Mas vá com calma na hora de juntar dois exemplares, use uma gaiola para cada, e aproxime-as para sentirem o cheiro uma da outra e quando estiverem prontas para o convívio do tipo grude, você logo saberá, tal reconhecimento leva em média 1 ou 2 dias.

Às vezes, pode ser que tenha uma ou outra briguinha, e quando elas ficam bravas de verdade, a confusão é bem dolorida, já que na hora da briga elas mal se lembram que são uns docinhos.

Por outro lado, uma chinchila que vive só, geralmente passa a ter problemas de comportamento, algumas até chegam a automutilação, fique sempre alerta para qualquer mudança de hábito.

Normalmente a chinchila fica numa gaiola que deve ser forrada com material específico, e com bom espaço, elas também gostam de dar uma esticada além da gaiola, então eleja um cômodo que ela possa transitar com segurança e sem a presença de outros animais.

Lembrando que trata-se de um roedor, portanto, deixe pedaços de madeira na gaiola para que seu bichinho não deixe de brincar.

E na hora do banho, nada de água, seu pêlo para ficar lindo e limpo só precisa de uma areia fininha, para isso existem produtos específicos no mercado, pó de mármore também funciona bem.

Para a alimentação, opte por rações indicadas para chinchilas, seguindo as recomendações do fabricante, quanto a quantidade, além disso, frutas e feno também devem fazer parte da dieta delas. Não esqueça de deixar água potável e fresca ao seu alcance, aquelas garrafinhas usadas em gaiolas funcionam bem.

Nunca exagere na quantidade de comida, pois a chinchila pode ter reações desagradáveis como diarreia. Evite dar laranja, alface e repolho.

É importante dizer que uma chinchila necessita de um controle da temperatura, pois são animais muito sensíveis ao calor, e os dias de verão são insuportáveis para esses bichinhos, portanto o uso de ar condicionado é aconselhável.

A temperatura ideal é de 20° C, e jamais deixe sua chinchila exposta ao sol. Caso você perceba que seu bicho está prostrado, com dificuldade de locomoção e reflexos lentos, isso pode ser Stress Calórico, o melhor a fazer é resfriar sua chinchila, colocando-a na geladeira por alguns minutos com a porta aberta, e observe se a chinchila tem alguma melhora. Não use o freezer pois pode dar choque térmico.

É importante saber que chinchilas e gatos não combinam, então não pague para ver. O gato sempre vai tentar pegar a chinchila como presa.

Para marinheiros de primeira viagem, o manuseio com seu bichinho deve ser feito de forma cautelosa, nunca segure pelo rabo, orelhas ou até mesmo pelo pêlo, segure sempre apoiando os membros com uma das mãos.

A chinchila é realmente um bichinho apaixonante. Tenha sempre em mente que assim como todo animal, ela merece respeito e cuidados diários, sendo que o convívio é sempre uma alegria.

A estimativa de vida de uma chinchila bem tratada e com acompanhamento veterinário pelo menos duas vezes ao ano, é de 15 a 20 anos.

 

 Por: Marjorie Borges

Relacionaos

Gostou? Compartilhe