31/12/2014

Bicho de Estimação - A Gestação Felina

Após o acasalamento, cerca de 4 a 5 semanas, já dá para notar a barriguinha da gata com uma forma mais arredondada e as tetinhas começam a crescer. Instintivamente a gata dá uma acalmada em sua rotina de aventuras dentro de casa, fica mais relaxada e evita pulos e outros movimentos bruscos.

A gestação dura cerca de 9 semanas, e em média são 3 a 6 filhotes. No finalzinho da gestação, a gatinha precisa se alimentar com quantidades maiores de ração e mais vezes ao dia.

Na hora do parto, organize para que sua gata se sita segura e confortável, coloque-a em um lugar tranquilo, limpo e livre de correntes de ar, o importante é que ela esteja cercada de carinho e atenção.

Você pode forrar a caixa ou cesto, ou o local escolhido, com jornal e panos limpos por cima, que devem ser descartados depois do parto, o jornal ajudará a absorver os líquidos como placenta e sangue.

É normal que tudo corra bem e cada filhote leva cerca de quinze minutos para nascer, nesse intervalo vá observando a reação da sua gata, ajude-a da melhor forma possível o trabalho é todo da gata, mas caso perceba, que após muitas contrações o parto está parado no mesmo ponto, ligue para um veterinário de confiança e peça ajuda.

Por puro instinto, a gata agora mãe, lambe sua cria e corta o cordão umbilical, e os filhotes também por instinto procuram as tetinhas para mamar.

Finalizado o parto, deixe a mais nova família descansar num local tranquilo e quentinho, a gata fica mais arisca nessa fase para proteger sua cria, então evite intervir demais.

Após 3 semanas no máximo, aquele filhotinho já começa a dar sinais de aventureiros e engatinham para explorar a área.

 Curiosidades:

 - os gatinhos pesam ao nascer cerca de 135 g em média;

 - só abrem os olhinhos depois de uma semana a 12 dias;

 - alimentos sólidos como ração apropriada para filhotes, a partir da quarta semana de vida;

 O desmame ocorre entre 6 e 8 semanas, e é muito importante que a gata tenha seus momentos com sua cria de forma bastante tranquila.

 Vale informar, que todo o processo de gravidez de uma gata deve ser acompanhado por um veterinário, é ele que vai orientar como você deve proceder durante o parto, vai prescrever a melhor ração e as quantidades certas de porções diárias.

 Ao menor sinal de problemas durante o parto, é imprescindível que você leve sua gata a um veterinário ou o profissional vá até sua residência para auxiliar nesse processo com urgência.

Leia também, O Mito das 7 Vidas

 

Marjorie Borges

 

 

 

Relacionaos

Gostou? Compartilhe