03/10/2014

Bicho de Estimação - Bichos X Gordices

A obesidade vem sendo tratada como uma questão de saúde pública em humanos, mas pouco se fala sobre a obesidade em animais. Entenda um pouco o que acontece quando um bichinho de estimação fica acima do peso.

Muitos animais são considerados como parte da família e muitas vezes se alimentam seguindo os mesmos hábitos, incluindo o consumo de guloseimas e alimentos nada saudáveis, afetando diretamente sua saúde.

O excesso de peso pode acarretar problemas respiratórios, dermatológicos e nas articulações, distúrbios circulatórios, diabetes e câncer, tais fatores auxiliam na diminuição da qualidade e expectativa de vida.

É muito importante que a obesidade seja encarada como uma doença que deve ser tratada. O primeiro passo é identificar os sinais, em cães por exemplo, observe as costelas, se não estiverem visíveis ou mesmo seja impossível apalpá-las e também a ausência de cintura, além das formas arredondadas, o animal pode ter sede além da conta e cansaço nas caminhadas.

O gato que está 20% acima do peso já é considerado obeso, além de costelas não palpáveis, arredondamento do abdominal, depósitos de gordura na região lombar e ausência de cintura.

O tratamento deve ser monitorado por um veterinário e incluir uma dieta balanceada para não ficar sem nutrientes. A perda de peso deve ser gradual, e mesmo após esse período, o peso ideal precisa ser mantido, sempre com acompanhamento profissional.

Além da dieta, é importante que o bichinho não seja sedentário, brincadeiras como jogar bolinhas para cães e uma fita correndo pela casa, não tem gato que resista. São atividades simples que ajudam a manter a boa forma.

Na hora do petisco, existem várias opções saudáveis no mercado, bem como rações específicas para esse púbico, então esqueça as gordices de vez, elas não fazem bem e acarretam graves consequências, fique sempre de olho e garanta uma vida alegre para seu bichinho.

CONFIRA AQUI rações balanceadas por comparativo de preços.

Por: Marjorie Borges

Relacionaos

Gostou? Compartilhe