11/12/2014

Bicho de Estimação - Coelho em Casa

Quem nunca teve vontade de ter um coelhinho fofinho bem abraçadinho, que atire a primeira pedra. O coelho povoa a mente principalmente na infância, com personagens cativantes como o Sansão da Turma da Mônica, o Pernalonga, e o mais famoso e aguardado deles, o Coelho da Páscoa.

Os coelhos são lagomorfos, ou seja, pequenos mamíferos herbívoros, se alimentam de vegetais e ração própria para coelhos, frutas como maçã e banana, também agradam. Fique sempre atento para que esse comilão, não ataque suas plantinhas, que podem conter alguma substância venenosa.

Alguns alimentos estão proibidos, como: abacate, alface, alfavaca dos montes, alho, batata, batata doce, beladona, beterraba, biscoitos, camélia, cavalinha, cebola, cicuta, chocolate, dedaleira, doces, erva-leiteira, espinafre, ervilhas, feijão-verde, grão de bico, soja, feijão comum, inhame, lentilhas, lírio, milho, mostarda, nozes, pão, papoula, repolho, ruibarbo, sementes de maçã e pêra, tremoço e vagem.

Além da comida indicada, água é essencial, deixe disponível água fresca e potável e vá trocando ao longo do dia.

O seu coelhinho também precisa ter um espaço bacana para viver, de preferência com quintal ou um lugar que tenha gramado, e sua gaiola deve ser ampla e limpa diariamente, mantenha alguns brinquedinhos indicados inclusive para roer, ele vai amar.

Na hora do banho, tenha em mente que coelhos se parecem muito com os gatos nesse quesito, ou seja, são muito limpos e eles mesmos se dão banho, portanto, 1 vez por mês no verão e a cada 3 meses no inverno, são suficientes.

Importante saber, que coelhos gostam de tranquilidade, detestam barulho, som alto, gritaria, enfim, coelhos são paz e amor, então deixe-os relaxar. No manuseio, nada de segurá-lo pelas orelhas que são sensíveis, e assim como qualquer bicho de estimação, é bom escovar seu pêlo sempre.

Com cuidados adequados e muito carinho, você terá um amigo único, lembrando que a expectativa de vida de um coelho é de 6 anos, e ele não deve conviver com gatos ou cachorros por exemplo, pode dar uma grande confusão, já que o coelho pode virar presa fácil desses camaradas.

Aproveite cada minuto com seu parceiro tranquilão e inusitado, e não esqueça que a qualquer sinal de anormalidade, leve-o ao veterinário.

Leia também: Como dar Banho em um Coelho

Por: Marjorie Borges

Relacionaos

Gostou? Compartilhe