13/10/2014

Bicho de Estimação - Como Ajudar os Animais no Calor

Ainda nem chegamos no verão, mas o calor e o tempo seco, já causam uma sensação incômoda, inclusive para os animais, que diferente dos humanos, não transpiram, então tenha muito cuidado nesse clima nada favorável, para que seu bichinho de estimação, não sofra com a hipertemia (elevação da temperatura).

No caso dos animais, que não transpiram como nós, a única saída para o controle da temperatura é a respiração, o animal fica ofegante e com dificuldade até para respirar, raças com pelagem longa e focinho curto, sofrem mais ainda.

Para melhorar a sensação térmica e dar maior comodidade ao seu bichinho de estimação, aposte sempre no que for confortável e abuse do bom senso sempre.

Água fresca e à vontade, é o primeiro passo, vá trocando a água para não amornar ao longo do dia, vale até incrementar com pedrinhas de gelo. Procure deixar a caminha, o comedouro e brinquedos em locais com sombra.

Caso seja necessário, se o bichinho estiver ofegante, coloque-o num lugar bem ventilado e e borrife um pouco de água fria nas patinhas, e no dorso.

Para os cães adeptos de passeios, tome o cuidado de verificar a temperatura do solo, de uma forma simples, se você ficar descalço e não aguentar andar, pode estar certo que o seu companheiro também não vai encarar. Para os passeios de carro, o ar condicionado deve estar ligado e nem ouse deixar o seu animal dentro do carro sozinho, fechado, ou com uma fresta que seja, nem por 1 minuto sequer, todos já ouviram histórias tristes o suficiente para não cometer uma loucura dessas, um animal pode vir a óbito muito rapidamente nessas condições.

Tosar os animais, cães e gatos de pelos longos, é primordial, é melhor para dar banhos e claro para o controle da temperatura, imagine um gato persa mega peludo no verão? De jeito nenhum.

E na hora do banho, não precisa usar água fria, para evitar choques térmicos, e aposente o secador nessa fase, use uma simples toalha e tudo estará resolvido.

Com cuidados simples, seu bichinho vai passar ileso pela estação mais quente do ano, vai se preparando, porque se está quente agora, imagina no verão.

VEJA ALGUNS MODELOS DE BEBEDOURO AQUI!

Por Marjorie Borges

Relacionaos

Gostou? Compartilhe