20/01/2015

Bicho de Estimação - Como Manter a Casa do seu Réptil de um Jeito Fácil

Quem tem um réptil em casa sabe que não dá muito trabalho para mantê-lo, basta ter uma rotina de organização e tudo ficará mais funcional.

Além de uma limpeza profunda é importante desinfetar o local, que pode ser um terrário ou uma gaiola. A desinfecção é importante para evitar a Salmonella, comum nas fezes de iguanas e cobras por exemplo.

É importante sempre utilizar luvas de látex para a limpeza e desinfecção e manter o seu Bicho de Estimação em um local seguro e longe da faxina.

MANUTENÇÃO DIÁRIA

- retire restos de alimentos , pele de troca, fezes, traços de urina e qualquer coisa que represente sujeira

- limpe comedouros e bebedouros

MANUTENÇÃO SEMANAL

- retire todos os objetos de "cena" e brinquedos

- se tiver areia, troque-a

- no caso de pedras, remexe-as para soltar as impurezas

- para remover fezes secas ou qualquer coisa presa no vidro do terrário, use uma faquinha sem ponta em movimentos leves para não danificar o vidro; uma escova de dentes velha também ajuda 

- para desinfetar use somente produtos específicos para desinfecção de terrários para que seu réptil não sofra nenhum dano 

Após a limpeza e desinfecção, certifique-se que a gaiola ou terrário estão livres de qualquer vestígio dos produtos utilizados, antes de colocar seu animal de volta ao local.

Curiosidade: ao limpar o terrário você irá notar uma substância branca, parecida com giz, é o urato, que sai junto com a urina e também deve ser removido na limpeza.

Leia também, As Iguanas

Marjorie Borges

Relacionaos

Gostou? Compartilhe