14/01/2015

Bicho de Estimação - Gravidez, Toxoplasmose e Gatos

Você tem um lindo gatinho, parceiro de todas as horas, sempre compartilhou alegrias e momentos engraçados, mas você está grávida, e agora?

Toda mulher grávida com um bichano em casa, já se deparou com tal questionamento, principalmente por conta da Toxoplasmose.

TOXOPLASMOSE

É uma doença infecciosa causada por um protozoário (Toxoplasma gondii), encontrado principalmente nas fezes de gatos, mas eles não são os únicos hospedeiros, mamíferos e aves também são, masintermediários.

Uma pessoa pode ter a doença com a simples ingestão de alimento contaminado, ou seja, frutas e verduras mal lavadas, carnes cruas, enfim, qualquer tipo de comida que tenha entrado em contato com as fezes de animais hospedeiros. Então muita calma nessa hora, antes de atribuir a culpa no pobre gatinho, certifique-se que o alimento que você ingere, foi higienizado e manipulado corretamente, vale o mesmo para a água, que deve ser sempre potável e de origem conhecida.

 Os principais sintomas são:

# cansaço

# dores pelo corpo

# febre

# ínguas

# manchas pelo corpo

# problemas de visão, incluindo lesões na retina

No contágio durante a gestação, a mãe transmite naturalmente a toxoplasmose para o feto, o que pode ocasionar má formação fetal, problemas neurológicos e na visão e até o aborto.

Gatos

Eles podem transmitir a doença, mas para que isso ocorra, precisam estar infectados, no caso quando comem ratos, pássaros contaminados, só então o parasita fica nas fezes dos gatos, então a chance de uma pessoa contrair a doença diretamente de um gato é remota, já que o parasita para contaminar alguém deve ser ingerido.

Dificilmente um gato doméstico que vive a base de ração e não sai de casa para caçar, será infectado.

Precauções

# durante a gravidez, evite contato com a caixa de areia (que deve ser limpa todos os dias), peça para alguém fazer o serviço por você, com auxílio de luvas de borracha e a pazinha própria

# nunca dê nenhum tipo de carne crua ou ossos para seu gato

# consuma frutas e verduras higienizadas

# as mãos devem ser lavadas antes e depois de manipular carne crua, bem como a pia e utensílios como facas e tábua de carne devem ser desinfetadas de maneira adequada

Pronto!  Tomando os cuidados básicos, dá para seguir feliz e segura com a gravidez, sem abrir mão de ficar bem pertinho do seu gatinho.

Leia também, O Mito das 7 Vidas

 Marjorie Borges

Relacionaos

Gostou? Compartilhe