11/03/2015

Bicho de Estimação - O Fofinho Porquinho-da-Índia

O tal porquinho fofinho é um mamífero roedor, também conhecido como preá, que costuma viver em grupos.

Preás são dóceis, carinhosos e também apreciam muito o carinho dos humanos e um colinho é sempre bem vindo.

Como na natureza um porquinho-da-índia torna-se presa fácil, ele tem um instinto de fuga muito latente, portanto, é possível que de início sua relação com ele seja um pouco tímida, mas depois de uns carinhos tudo ficará bem.

Vivem em média de 6 a 8 anos, e se adaptam muito bem em locais pequenos.

Apesar do Índia no nome, eles são naturais da América do Sul, e o porquinho deve-se ao fato de emitirem um som parecido com o que os suínos costumam fazer.

Alimentam-se basicamente de ração própria, e também legumes, frutas e verduras, é necessário manter água potável e fresca disponível o tempo todo.

Normalmente ficam em gaiolas, portanto, é sempre bom ter uma de tamanho grande, para que o bichinho tenha espaço para suas atividades. É importante forrar o chão da gaiola, para evitar acidentes e machucados.

Todos os dias, o seu porquinho-da-índia deve passar um tempinho fora da tal gaiola, já que ninguém merece ficar trancado assim não é mesmo? Mas todo cuidado é pouco, fique de olho, pois além de ser pequeno é também um roedor e todo roedor tem um talento especial para se esconder.

Banhos só de vez em quando, com água morninha e produtos específicos para animais, e lembre-se de secar bem.

Porquinhos-da-índia são sensíveis ao calor, mas também não aguentam muito o frio, cuidado com as correntes de ar no inverno são importantes.

Com alimentos frescos, água a disposição, um local bem bacana pra ficar e muito carinho, é possível ter um porquinho-da-índia como bichinho de estimação e vale ressaltar, que como é um pet sensível, ao menor sinal de mudança no seu comportamento, leve-o ao veterinário rapidamente.

Leia também, Seu Amigo Hamster

Marjorie Borges

Relacionaos

Gostou? Compartilhe