Gostou? Compartilhe
11/03/2015
O tal porquinho fofinho é um mamífero roedor, também conhecido como preá, que costuma viver em grupos.
Preás são dóceis, carinhosos e também apreciam muito o carinho dos humanos e um colinho é sempre bem vindo.
Como na natureza um porquinho-da-índia torna-se presa fácil, ele tem um instinto de fuga muito latente, portanto, é possível que de início sua relação com ele seja um pouco tímida, mas depois de uns carinhos tudo ficará bem.
Vivem em média de 6 a 8 anos, e se adaptam muito bem em locais pequenos.
Apesar do Índia no nome, eles são naturais da América do Sul, e o porquinho deve-se ao fato de emitirem um som parecido com o que os suínos costumam fazer.
Alimentam-se basicamente de ração própria, e também legumes, frutas e verduras, é necessário manter água potável e fresca disponível o tempo todo.
Normalmente ficam em gaiolas, portanto, é sempre bom ter uma de tamanho grande, para que o bichinho tenha espaço para suas atividades. É importante forrar o chão da gaiola, para evitar acidentes e machucados.
Todos os dias, o seu porquinho-da-índia deve passar um tempinho fora da tal gaiola, já que ninguém merece ficar trancado assim não é mesmo? Mas todo cuidado é pouco, fique de olho, pois além de ser pequeno é também um roedor e todo roedor tem um talento especial para se esconder.
Banhos só de vez em quando, com água morninha e produtos específicos para animais, e lembre-se de secar bem.
Porquinhos-da-índia são sensíveis ao calor, mas também não aguentam muito o frio, cuidado com as correntes de ar no inverno são importantes.
Com alimentos frescos, água a disposição, um local bem bacana pra ficar e muito carinho, é possível ter um porquinho-da-índia como bichinho de estimação e vale ressaltar, que como é um pet sensível, ao menor sinal de mudança no seu comportamento, leve-o ao veterinário rapidamente.
Leia também, Seu Amigo Hamster
Marjorie Borges