07/01/2015

Bicho de Estimação - Os Tipos Mais Comuns de Verminoses em Cães e Gatos

Quem tem um Bicho de Estimação, sabe que todo o cuidado com a saúde é muito importante, verminoses são mais comuns do que se imagina e pode levar a sérias consequências na na qualidade de vida do seu cachorro ou do seu gato.

Há vários tipos de verminoses, mas as mais comuns são:

ANCILOSTOMAS

Dividem-se em Ancylostoma caninum (no caso dos cachorros) e Ancylostoma tubaeforme (em gatos). O verme é adquirido através de água e alimentos contaminados, filhotes normalmente são infectados no aleitamento da mãe.

Os ovos ficam nas fezes em média de 15 a 18 dias após o início da contaminação, já os vermes de fase adulta, sentem-se bem confortáveis no intestino e alimentam-se da mucosa intestinal, resultando em sangramentos no intestino

Ao perderem muito sangue, os animais desenvolvem anemia num grau elevado, emagrecem e uma boa forma de notar o problema é observando as fezes que nesse caso são escuras e diarreicas.

ÁSCARIS

Afetam principalmente filhotes, e são de 3 tipos: Toxocara canis, Toxocara cati e Toxocara leonina, muita atenção para o tipo Toxocara canis, pois suas larvas podem migrar para humanos, no caso da Toxocara leonina, apesar de lembrar felinos, é mais comum em cachorros, os adultos principalmente.

Se hospedam no intestino delgado e depois seus ovos são eliminados nas fezes, por isso é sempre importante repetir o exame de fezes do seu bichinho, pois o exame pode dar negativo por conta da eliminação dos ovos.

A infestação se dá quando o pet ingere os ovos e quando transforma-se em larva no intestino, ela segue em direção aos brônquios, através da corrente sanguínea, vai para a traqueia e vai novamente para o intestino. 

A Toxocara canis afeta fígado, rins, cérebro, olhos e pulmões, através de lesões..

Os principais sintomas são a perda de peso, cansaço e frequentemente seu bichinho fica barrigudinho, além de desenvolver anemia.

CESTOIDES

 Dipylidium caninum é muito comum em cachorros e gatos, principalmente pela ingestão de pulgas e pode ser transmitida ao homem.

Tem uma forma de grão de arroz e muitas vezes, além de se notar nas fezes, dá para observar o verme ao redor da região anal.

Os principais sintomas são mal estar, dores abdominais, apetite modificado e leve diarreia.

Em todos os casos é importante que o exame de fezes seja realizado e o tratamento é basicamente a base de vermífugos prescritos por um veterinário, que indicará a dose certa para a aplicação.

 

Leia também, Como Resolver Problemas de Vermes em Cães e Gatos

 

Marjorie Borges

 

 

 

 

 

Relacionaos

Gostou? Compartilhe