30/01/2015

Bicho de Estimação - Personagens Inspirados nos Gatos

Para que ama gato e assume a posição de gateiro de plantão, uma seleção de personagens de desenhos, filmes, quadrinhos, etc, inspirados nos gatos.

CARETEIRO – é o gato extravagante do Alice no País das Maravilhas, que apareceu pela primeira vez em 1865, também atende por Cheshire. Na mesma história, aparece a DINAH, a gatinha da Alice.

CRUEL – o único capaz de aguentar o mal humor e as loucuras de Gargamel dos Smurfs, Cruel é laranja e bem estanho, mas tem gente que curte essa figura.

EEK – gato roxo sim senhor, muito atrapalhado mas sempre em busca de ajudar os outros, sucesso na década de 90.

FRAJOLA – a frase “eu acho que vi um gatinho” é a cara desse gato super desastrado, que leva sempre a pior por parte do Piu-Piu, personagens Warner Bros.

FRAJUTO – do Tiny Toons dos anos 90, é na maioria das vezes gato de estimação da “amorosa” Felícia, foi inspirado no Frajola.

GARFIELD - é de longe o mais gato dos gatos, a personificação do sentido folgado de ser. Criado por Jim Davis como tirinhas de jornal, em 1978. Dos jornais, o famoso gato laranja virou desenho animado e estrelou nas telas de cinema. ARLENE e NERMAL também gatos, fazem parte da turma.

GATO DE BOTAS – em 1697 Charles Perrault criou esse conto que sempre citado acabou virando filme em 2011 além de participações especiais nos filmes da franquia Sherek.

GATO FÉLIX - ele já é bem velhinho comparado com os outros, da época do cinema mudo, criado pelo americano Otto Messmer que dividia por assim dizer a criação com o australiano Pat Sullivan. De 1920 até 1928 o Gato Félix foi um estrondoso sucesso e só perdeu espaço para os desenhos do Mickey Mouse.Mas ainda hoje, muita gente lembra desse gato animado.

GATOLA DA CARTOLA – de livro a desenho animado, ganhou um filme nas telonas em 2003, com várias artimanhas e ideias mirabolantes conquistou o coração de muita gente.

HEATHCLIFF – ou Lorde Gato em português, gatinho esperto e malandro, de um desenho da década de 80

MANDA-CHUVA –  desenho famoso da década de 60, contando as aventuras dos gatos liderados pelo Manda Chuva, a turma é grande: Batatinha, Espeto, Gênio, Bacana e Chu-chu, muitas risadas e sacadas sarcásticas para o pobre guarda Belo aguentar.

MARIE – lembra das Aristogatas? Pois é, a gata em questão é uma personagem de Walt Disney, junto com outros gatos da aristocracia francesa, um gato mais fino do que o outro, mas a Marie se destaca.

MINGAU – o lindo e fofinho gatinho da Magali. Criado por Mauricio de Sousa em 1989, e seu nome foi criação dos pequenos leitores dos gibis.

MITTENS – a gata arisca e charmosa amiga do Bolt, o Super Cão.

PEPE LE PEW E PENELOPE – na minha época era conhecido como Pepe Le Gambá, pois teve as costas pintadas de branco meio que sem querer e a sua amada é a Penelope, que vive fugindo das suas charmosas investidas.

PUDIM – a gata cor de rosa da Moranguinho é um fofura só, e ainda consegue falar com tudo mundo.

SALEM – o gato preto e sarcástico, mentor da Bruxinha Sabrina, em quadrinhos, desenho animado, série de TV.

SNOWBALL – de 1989, é o gato de estimação dos Simpsons.

SR. GATO – é uma gato da raça Sphynx da série Kids Vs. Kat de 2008.

THUNDERCATS – Lion-O, Cheetara, Panthro, Wilykit, Wilycat, Tygra e Snarf, são de Thundera e foram sucesso na década de 80.

TOM – pobre gato nas mãos do rato Jerry, Tom sempre leva a pior, mas não desiste nunca, quebra a cara zilhões de vezes, mas sempre tenta dar a volta por cima.

HELLO KITTY – ficou por último, pois todo mundo sempre imaginou que ela fosse uma gata (eu me incluo nesse todo mundo) mas a história não é bem assim. Segundo a Sanrio, empresa detentora dos direitos da marca, ela é uma menina, anda como uma menina e ainda tem seu próprio gato de estimação Charmmy Kitty. Meu mundo caiu!

Leia também, As Superstições e os Gatos

Marjorie Borges

 

Relacionaos

Gostou? Compartilhe