26/01/2015

Bicho de Estimação - Quando Introduzir a Ração Para Cachorro Adulto

Cada etapa da vida de uma cachorro deve ser acompanhada com carinho e atenção, vale inclusive para a alimentação.

Para cada fase da vida de um cão há um determinado tipo de ração com os nutrientes necessários. Mas alguns fatores devem ser levados em consideração para a compra da ração ideal, não basta basear-se somente na idade do cão, o tamanho e a raça têm influência direta.

RAÇAS DE PORTE PEQUENO - eles tornam-se adultos por volta dos 10 meses de idade, então já podem consumir ração para adultos, poodle e yorkshire para exemplificar.

RAÇAS DE PORTE MÉDIO - adultos a partir de 1 ano de idade, cocker spaniel por exemplo.

RAÇAS DE PORTE GRANDE - labrador e o golden retriever representam bem essa classe e são adultos aos 15 meses. Vale informar que cães muito grandes, como o dog alemão, por exemplo, tem a maturidade tardia, com 18 meses.

É importante também, identificar o peso, principalmente em cachorros SRD, o famosos vira latas, já que com 9 a 10 kg pode ser pequeno, de 10 a 25 kg médio e entre 26 e 45 kg é o grande, para os gigantes de plantão, o peso varia, mas normalmente fica acima dos 50 kg.

Na fase adulta a tendência é comer menos, então limite a ração para duas vezes ao dia, mais do que isso, você pode deixar seu cãozinho obeso, acarretando inúmeros problemas de saúde.

A ração indicada para um cachorro adulto tem os nutrientes certos para essa fase, não é aconselhável por exemplo que ele coma ração para filhotes, pois a tendência é ficar obeso, assim como um filhote se comer ração para adultos ficará privado de muitos nutrientes.

No mais, observe os rótulos das rações, veja os nutrientes e a indicação de peso, muitas rações são indicadas para raças específicas. Na dúvida, peça orientação de um médico veterinário.

Leia também, Bichos X Gordices

Marjorie Borges

Relacionaos

Gostou? Compartilhe