16/12/2014

Bicho de Estimação - Registro Geral Animal, o Famoso RGA

Todo mundo tem um RG,é a principal identificação de uma pessoa e hoje em dia até bebês tiram RG. No caso dos animais não é diferente, todos devem ter o RGA (Registro Geral Animal).

O RGA é uma carteira de identidade usada para animais domésticos, como gatos e cachorros. Quando é feito, o bichinho recebe uma plaqueta com um número e deve obrigatoriamente ser usada na coleira sempre, além de uma carteirinha com dados do bichinho.

O documento é extremamente importante, uma vez que se o seu animal escapar por alguma razão, será muito mais fácil identificá-lo, O RGA é obrigatório por lei na cidade de São Paulo para cães e gatos (Lei Municipal 13.131/2001).

Desde 2008, os animais que têm RGA podem ser microchipados gratuitamente no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). Cada animal tem um único RGA, que tem duração permanente, e em caso de extravio deve-se tirar uma segunda via, com o mesmo número da original.


O Registro é feito ou no CCZ ou em Clínicas Veterinárias credenciadas, você vai precisar levar:

- CPF;

- RG;

- Comprovante de residência;

- Atestado de vacina contra a raiva, expedido nos 12 meses anteriores;

- taxa de R$ 2,00.

Endereço do CCZ: Rua Santa Isabel, 181, Vila Buarque, São Paulo, SP - CEP.: 01221-010
Telefone: (11) 3397-8900


Vale ressaltar a importância da posse responsável, não deixe seu bicho de estimação sair sem coleira com a devida identificação e gatos sempre nos transporte. Cuidado e amor nunca são demais.


Leia também, A Era do Chip

 

Marjorie Borges

 

Relacionaos

Gostou? Compartilhe