03/10/2014

Bicho de Estimação - Reprodução de Tartarugas Marinhas

Temporada 2014/2015 de reprodução de tartarugas marinhas no Brasil. É a 34º temporada monitorada pelo Projeto Tamar. Os pesquisadores ficam nas praias onde as fêmeas fazem seus ninhos e além de garantir a segurança dos filhotes, os estudiosos ainda coletam dados para a conservação da espécie.

O projeto visa a conservação de 5 espécies de tartarugas marinhas que estão ameaçadas de extinção no litoral brasileiro: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea).

A parceria entre pesquisadores e a comunidade é fundamental na conscientização e esforço para evitar danos às tartarugas, que além de sofrerem com ataques de predadores naturais, sofrem principalmente danos praticados pelo homem.

A cada temporada, espera-se que sejam geradas mais de 2 milhões de novas tartarugas pelo projeto que também oferece educação ambiental na região que abrange o litoral de Sergipe, Bahia, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Rio de Janeiro e as ilhas Fernando de Noronha-PE e Trindade-ES.

O Projeto Tamar foi criado em 1980, e hoje protege 1.100 km de praias em locais onde as tartarugas depositam seus ovos. O nome TAMAR é conhecido mundialmente pela forma bem sucedida de conservação e envolvimento das comunidades litorâneas, servindo de modelo para outros países.

PARA CUIDADOS COM A SUA TARTARUGUINHA, CONFIRA!

 

Por: Marjorie Borges

Relacionaos

Gostou? Compartilhe