22/09/2014

Bicho de Estimação - Seu Amigo Hamster

O hamster é um mamífero roedor, um bichinho muito simpático e de fácil manejo, é uma boa opção como animal de estimação, seu valor médio varia de R$ 10,00 a 25,00 e vivem em média de 1,5 a 3 anos, dependendo da raça.

As raças mais conhecidas são:

- Hamster Sírio, é o mais popular, porém agressivo, não convive bem com outros, portanto deve ser mantido sozinho;

- Hamster Anão Russo, com a pelagem clara e tons amarronzados;

- Hamster Anão Chinês, comum como animal de estimação em outros países, tem sua venda proibida no Brasil;

- Hamster Roborovski é a menor raça de hamster do mundo, mas também exige um pouco mais de cuidados na criação.

Mas basicamente, podemos defini-los em 2 tipos: o hamster dourados ou da Sibéria e o hamster anão. Todos são lindos e com temperamentos parecidos, embora o tipo anão, seja mais invocado e teimoso que seus “primos”.

Após a escolha do seu preferido, você vai precisar de uma gaiola, é claro! Já imaginou seu “Hamtaro” perdido pela casa?

No mercado existem vários modelos de moradia, dê preferência para as gaiolas maiores e também escolha um lugar onde você possa vê-lo sempre e que fique longe de correntes de ar e nem pense em deixá-lo exposto ao sol direto, isso não é bom nem pra gente, que dirá para o fofinho.

No fundo da gaiola, basta uma boa camada de serragem, lembrando que dependendo da qualidade, pode ser tóxica e também machucar as patinhas, outra opção, são folhas de jornal cortada. Então perceba o que fica melhor, a intenção é que o fundo fique bem confortável.

Em relação a comida, não precisa nem dizer que ele pode comer tudo o que vê pela frente, portanto, muito cuidado na escolha da alimentação, o ideal é que seja ração própria e sementes, totalizando pelo menos 80% de sua alimentação e o restante pode ser preenchido com frutas e legumes.

Limpe a gaiola uma vez por semana, dê comida e água potável e deixe seu bicho de estimação brincar com bolas e rodas de exercícios, no mais, é só aproveitar cada minuto do seu tempo com seu novo amigo.

CONFIRA TUDO PARA HAMSTER AQUI!

Por: Marjorie Borges

Relacionaos

Gostou? Compartilhe