08/03/2015

Bicho de Estimação - Sinais De Que Seu Gato Está Doente

Você sabe identificar os sinais de que seu gato não está bem?

Um gato saudável, têm orelhas limpas, nariz úmido (não escorrendo), olhos brilhantes, dentes limpos, portanto, qualquer sinal diferente, pode indicar algum tipo de problema.

Separei alguns sintomas para você checar e ajudar o seu bichano. Lembrando que é sempre importante levar seu gato ao veterinário periodicamente.

Eis alguns sinais de que seu bichano pode estar doente:

1. O olho é o espelho da alma, já dizia o poeta, e é nele que podemos ver os primeiros sinais de problemas. Olhos opacos ou com algum tipo de secreção, podem indicar ou algum machucado ou mesmo uma infecção.

2. nariz escorrendo e espirros, podem mostrar infecções diversas, como a rinotraqueite (doença causada por vírus, não transmissível aos humanos e muito parecida com a nossa gripe)

3. orelha com secreção marrom aliada a coceira, podem indicar a presença de fungos ou até mesmo bactérias, por isso é sempre bom limpar e manter as orelhas do seu bichano limpinhas

4. se notar um hálito diferente do habitual, pode ser algum problema dentário, desde tártaro e até gengivas inflamadas (manter a rotina de escovação bucal é muito importante!)

5. atenção também ao ritmo respiratório do seu gato, que pode ser indício de asma, bronquite e até mesmo pneumonia

6. diarreia é algo que pode ser tanto uma intolerância a lactose (comum em gatos), quanto um sinal de verminose

São alguns pontos que devem ser observados, mas caso seu gato tenha uma mudança muito brusca de comportamento, como apatia, dificuldade em se alimentar ou deixar de fazer as necessidades fisiológicas, bem como deixar de lado a autolimpeza (tão importante para o gato), procure um veterinário imediatamente.

Leia também, Doenças Comuns em Gatos Idosos

Marjorie Borges

Relacionaos

Gostou? Compartilhe