11/12/2014

Bicho de Estimação - Tudo o que Você Precisa Saber para Montar um Aquaterrario

Para manter uma tartaruga aquática num habitat próximo ao natural, você precisa de um aquaterrario, para isso, temos umas dicas bem bacanas para sua empreitada.

O primeiro passo, é o aquário em si, que deve ser grande, acima de 150 litros, pelo menos. 

Você vai precisar de:

- lâmpadas incandescente e fluorescente;

- termostato;

- tampa de tela, daquelas usadas em janelas para impedir a entrada de insetos.

Antes de pensarmos na água, você deve delimitar a área de terra dentro do aquário. Deve logicamente ultrapassar o nível da água e você pode usar rampas como adornos em forma de rochas grandes, enfim, use a imaginação e crie um circuito para seu bichinho, para dar uma mãozinha na subida. Utilize materiais que não ofereçam perigo.

A parte molhada digamos assim, deve ser o suficiente para um mergulhinho, utilize adornos como pedras e cascalhos. É bacana também, locais para a tartaruga brincar, isso pode ser feito com pedras, plantas de aquário (que devem ser fixas para evitar algum tipo de acidente) e cavernas de mentirinha.

A água deve ser limpa e trocada uma vez por semana. Use também filtro compatível com o nível de água utilizado e cuidado com o cloro da água de torneira, existem no mercado produtos que agem contra esse elemento.

Agora que você ajeitou a parte seca e o nível de água, cuide para que a temperatura não ultrapasse os 28°C, o ideal é que esteja entre 24 e 28º. Ajuste as lâmpadas sugeridas, pois as tartarugas necessitam de luz ultravioleta, para absorção de vitamina D. Elas devem ser ligadas por pelo menos 12 horas por dia.

E na hora de fechar o aquário use a tela, uma vez que os furinhos permitem a circulação de ar e evitam a entrada de insetos ou até mesmo um predador. Caso prefira usar a tampa de vidro que normalmente vem com o aquário, deixe uma fresta, para manter o fluxo de ar circulando.

Leia também, O Charme da Tartaruga Aquática.

 

Por: Marjorie Borges

Relacionaos

Gostou? Compartilhe