19/09/2014

Bicho de Estimação - Um Aquário Pra Chamar de Seu

Não precisa ser expert em aquarismo para manter peixes saudáveis em um aquário. Nem tampouco desanimar por conta de experiências desagradáveis no passado, como a perda de um peixinho amigo. Há uma esperança e um jeitinho bacana de cuidar de peixes e ter uma relação tranquila com esses seres.

O primeiro passo é comprar ou montar um aquário de acordo com o local que irá ocupar em sua casa, evite colocar próximo à janelas, pois é difícil controlar a luminosidade, então prefira a luz artificial.

Lembre-se que quanto maior for, melhor para manutenção e estabilidade biológica.
A decoração fica por conta de cada um, vale o uso de pedrinhas, de cascas de árvores, de plantas artificiais, enfim, desde que tudo seja lavado para não contaminar o aquário. Se não quiser ter tanto trabalho, use um papel adesivo na parte de trás, que serve inclusive, para camuflar fios e bombas.

Deixe o aquário funcionando sozinho, sem nenhum morador, de uma semana até um mês, assim, tudo fica em perfeito equilíbrio até a chegada dos futuros moradores.

Compre peixes de fornecedores conhecidos, o ideal é que você tenha pelo menos três espécies num mesmo aquário, e vá colocando 3 a 4 peixes por vez, de acordo com o tamanho do aquário, eles estão acostumados com a vida em galera, então nada de comprar só um peixinho para baratear sua aquisição.

Não exagere na alimentação, aquela velha e conhecida história de que o peixe morre pela boca, é pura verdade, use o mínimo de ração e mantenha o bom senso.

Na hora de limpar o aquário que pode ser uma vez por semana, não precisa tirar toda a água, troque apenas 30% e use uma esponja macia, nem pense em utilizar àquela que você lava a louça!

Com um pouco de cuidado dá para ter essa companhia agradável, colorida e tranquila por muito tempo. VEJA ALGUMAS COISAS QUE VÃO TE AJUDAR AQUI!


Por: Marjorie Borges

Relacionaos

Gostou? Compartilhe