29/01/2015

Bicho de Estimação - Você Sabe O Que É Hidropsia?


Também conhecida como barriga d'água, é um mal que atinge peixes frequentemente por conta de bactérias.

Os peixes começam a acumular água na região abdominal, e a barriga vai inchando, as escamas começam a levantar e aparecem lesões nas guelras.

Ocorrem várias inflamações no fígado e intestino, lesões nos rins e em outros órgãos.

Fatores de prevenção:

ÁGUA - é muito importante manter a qualidade e filtragem da água e também manter a temperatura correta do aquário (entre 27º e 30º C) para evitar a proliferação de bactérias.

RAÇÃO - observe a data de validade do produto, evitando a umidade e o calor no armazenamento e consequentemente, a proliferação de agentes bacterianos.

Mesmo com os cuidados necessários, um peixe poderá apresentar tais infecções, você acaba de comprar um peixe e ele já vem com algum tipo de problema, poi isso é importante fazer a quarentena dos novos peixes.

TRATAMENTO

O primeiro passo é remover o peixe doente do aquário e utilizar um outro aquário exclusivo para ele, quanto antes iniciar o tratamento melhor.

A alimentação deve ter uma grande concentração de vitaminas A e D e o uso de antibióticos também é aconselhável, mas, procure orientação de um veterinário especialista em peixes, até para garantir a segurança na dosagem.

Leia também, Um Aquário Pra Chamar de Seu

Marjorie Borges

Relacionaos

Gostou? Compartilhe